Núcleo São 
Jerônimo

11 99837 9092

Oficinas

Atualmente desenvolvemos 10 oficinas: Artesanato, Arteatro, Musicalização, Canto Coral, Dança, Atividades Esportivas, Capoeira, Muay Thai, Eco Vida, Mídias Sociais. Atendendo diariamente de segunda a sexta nos dois períodos um total de 230 crianças e adolescentes.

Arteatro das palavras

A oficina Arteatro das Palavras, oferta aos usuários ferramentas como a literatura, dinâmicas de grupo, teatro e contação de histórias que proporcionam através da aproximação do mundo literário e teatral um mergulho na imaginação, uma aventura que torna possível viver e interpretar vários personagens, que irão de encontro com seu mundo real, trazendo reflexões e soluções de conflitos cotidianos. Proporciona grandes benefícios na comunicação oral e escrita, bem como na postura mais correta de se colocar para uma apresentação, trazendo maior segurança e desenvolvimento da criatividade, coordenação motora e habilidades cognitivas desenvolvidas nas montagens de fantasias, fantoches e desenhos para as apresentações. Com a composição de musicas, poesias e textos teatrais desenvolvem a escrita e o trabalho em grupo, respeitando as diferenças e as dificuldades de cada um.                                                                            Está oficina estimula a expressão dos sentimentos de forma livre, literal e teatral. Através de dinâmicas, absorvem o trabalho em equipe, criatividade, agilidade, liderança, argumentação e autoconhecimento.


Artesanato

O artesanato surge como uma das ferramentas que beneficiam o desenvolvimento da criança e adolescente. Trabalha a concentração, disciplina e criatividade, entre outros aspectos, que são fundamentais no aprimoramento do lado artístico dos atendidos que colaboram na vida em sociedade. A atividade, também conhecida como trabalho manual, seria a evolução do desenho para algo físico. A imaginação é uma das capacidades mais aproveitadas na infância, por meio de desenhos ou rabiscos com lápis coloridos, a criança começa a transpor aquilo que vem de dentro e passa a colocar suas emoções no papel, desenvolvendo a psicomotricidade, aceitação, autoconfiança, autonomia e autoestima do participante. O trabalho é elaborado de forma lúdica.

Artes Marciais (Capoeira / Muay Thai)

A oficina de Artes Marciais é dividida em duas modalidades:

  • A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, musica, cultura popular e brincadeiras. No SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) esta oficina contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo ao dimensionar sua relevância social, por meio das atividades físicas; propondo desafios, visando estimular a construção, reflexão, conscientização, trabalhando as diferenças e o reconhecimento das suas ações; desenvolver a capoeira como meio de expressão individual e coletiva, enfatizar a descoberta, a compreensão e a utilidade da atividade esportiva, que possibilita uma vivência coletiva na qual se valoriza o crescimento individual e de grupo.

  • O Muay Thai não é diferente, traz na sua essência contribuir com os usuários com a disciplina no desenvolvimento integral de cada indivíduo no cotidiano, para hoje e sempre.

Dança e ritmos

Na oficina de dança é despertado aos usuários do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) o interesse no seu bem estar, na criação de vínculos, liberdade de expressão demostrando seus sentimentos, aborda a cultura dos usuários e da arte.                  Proporciona diversos benefícios para os usuários como terapêuticos ajudando na depressão e ansiedade do individuo , educacionais e de interação social, além de promover o bem estar ,melhoria do seu físico e na cardiorrespiratória, queimando calorias, aumentando a flexibilidade, coordenação motora e condicionamento aeróbico. Com a prática desta oficina aperfeiçoam nas técnicas corporais básicas como :postura, correr, saltar, equilibrar, rolar, empurrar, puxar.

Atividades Esportivas

A oficina de Atividades Esportivas proporcionam a prática de exercícios físicos na infância e na adolescência, é extraordinariamente benéfica para a saúde. É nesse período que as crianças e adolescentes guardam estes conceitos na memória muscular e cerebral. Pessoas mais ativas que praticam atividades físicas, apresentam um alto desenvolvimento nos aspectos: melhora da aptidão intelectual, comprometimento, interesse, sensação de bem-estar, facilidade de inclusão social, autoestima, a convivência em grupo, raciocínio, exercitar a memória e a linguagem, compreender situações e estratégias, ajudando no amadurecimento social e emocional da criança e do adolescente participante. Através da atividade esportiva os atendidos aprendem a ganhar e perder, ou seja, lidar com percas e frustações.

Musicalização/Canto Coral

A oficina de musicalização/Canto Coral, basicamente enxerga possíveis desenvolvimentos através das potencialidades individuais e coletivas, nela sobre algumas vertentes praticadas durante o ano todo tais como aulas de violão popular, aulas de percussão (ritmos brasileiros tais como Olodum, samba, maracatu, baião), canto coral e a pratica de grupos sobre as especificações citadas.

Com objetivo de explorar a música brasileira, socializar também faz parte do contexto, uma vez que a música como ferramenta para o desenvolvimento humano está mais do que comprovada cientificamente. Nosso ambiente além de ser totalmente musical baseado também na ludicidade, é local para que os sentimentos e afetividades sócio emocionais possam ser externados abrindo possibilidades de cada ser humano protagonizar a sua própria história.


Eco Vida

A oficina Eco Vida tem por objetivo o cuidado do meio ambiente e sua importância, para uma vida mais saudável, obtendo o bem estar. desenvolvendo o individuo para a convivência mais consciente ativa na sociedade. Através de atividades como filmes, culinária, horta, tour pela comunidade, roda de conversa , dinâmicas, jogos cooperativos e lúdicos, pesquisa sala de informática, proporciona a conscientização sobre a importância da sustentabilidade, reutilização de alimentos, para uma alimentação saudável, interagi com o território através de ações sociais promove o conhecer os direitos e deveres despertando no usuário o importante papel de exercer a sua cidadania.

Mídias Sociais 

Na oficina de Mídias Sociais, é despertado o interesse pelo computador e a evolução na fala e interação com os amigos. O educador utiliza o meio de conversas e rodas em grupo para fortalecer a relação com os alunos, reforçar conteúdos e compartilhar bons exemplos. Esta oficina também da apoio para as outras oficinas, ofertando aos usuários a possibilidade de pesquisas, conhecimento e informação.