Oficinas

ARTEATRO

“Já que sou, o jeito é ser”

Clarice Lispector

Arteatro das palavras

A oficina Arteatro das Palavras, oferta aos usuários ferramentas como a literatura, dinâmicas de grupo, teatro e contação de histórias que proporcionam através da aproximação do mundo literário e teatral um mergulho na imaginação, uma aventura que torna possível viver e interpretar vários personagens, que irão de encontro com seu mundo real, trazendo reflexões e soluções de conflitos cotidianos.

Proporciona grande benéfias na comunicação oral e escrita, bem como na postura mais correta de se colocar para uma apresentação, trazendo maior segurança e desenvolvidos da criatividade, coordenação, motora e habilidades cognitivas desenvolvidas nas montagens de fantasias, fantoches e desenhos para as apresentações.
Com a composição de musicas, poesias e textos teatrais desenvolvem a escrita e o saber trabalhar em grupo, respeitar as diferenças e as dificuldades de cada um, ter a alegria de expressar os sentimentos de forma livre, literal e teatral.
Através de dinâmicas, absorvem o trabalho em equipe, criatividade, agilidade, liderança, argumentação e autoconhecimento.
Arteatro das Palavras promove o saber e a cultura, com textos, musicas e obras de autores brasileiros, o lúdico se faz presente para proporcionar momentos de diversão e interação e fortalecer ainda mais os vínculos.

ARTESANATO

Arte Criativa

O artesanato surge como uma das ferramentas que beneficiam o desenvolvimento da criança. Trabalha a concentração, disciplina e criatividade, entre outros aspectos, que são fundamentais no aprimoramento do lado artístico dos atendidos que colaboram não só na escola, mas também na vida em sociedade. A atividade, também conhecida como trabalho manual, seria a evolução do desenho para algo físico. A imaginação é uma das capacidades mais aproveitadas na infância, por meio de desenhos ou rabiscos com lápis coloridos, a criança começa a transpor aquilo que vem de dentro e passa a colocar suas emoções no papel, desenvolvendo a psicomotricidade, aceitação, autoconfiança, autonomia e autoestima do participante. A O trabalho é elaborado de forma lúdica

ARTES MARCIAIS

“O bom capoeira não é aquele que sabe movimentar o corpo.

Mas sim aquele que se deixa levar pela alma.”

Vicente Ferreira “Pastinha”

Capoeira e Muay Thai

A capoeira é um esporte de tradição no mundo todo tendo como base a disciplina e o respeito. A capoeira é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento tanto físico quanto intelectual, pois podemos em um único esporte aprender movimentos corporais, a história afro-brasileira, costumes, música, dança, desenhos, artesanato, teatro e canto, nela temos um leque de coisas desde sua base no povo africano só vem evoluindo.
Adotei em minhas oficinas a capoeira pedagógica, criada por Mestre Pastilha, não se importando tanto em como o atendido joga a capoeira, mas sim como ele age em sua casa com sua família, para poder trabalhar em conjunto. É assim que a capoeira influencia na vida de muita gente pois mesmo se você não aprender a jogar a capoeira mas através dela se tornar uma pessoa de boa índole, então meu trabalho como educador e mestre está concluído.

DANÇA

“A dança é a linguagem escondida da alma”

Martha Graham

Dança 4
Danças e Ritmos

Através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, a dança é uma arte de mexer o corpo.
Existem diversos estilos de danças, ritmos e movimentos que se expressam através do corpo e dos nossos sentimentos. A oficina de dança proporciona diversos benefícios para os usuários como terapêuticos, educacionais e de interação social, além de promover o bem estar e melhoria do seu físico, queimando calorias,

ECO VIDA

“Não existem problemas ambientais, existem apenas

sintomas ambientais de problemas humanos”

Robert Gilmam

Meio Ambiente e Sustentabilidade

A oficina Eco Vida tem por objetivo o cuidado do meio ambiente e sua importância, para uma vida mais saudável, obtendo o bem estar. desenvolvendo o individuo para a convivência mais consciente ativa na sociedade. Através de atividades como filmes, culinária, horta, tour pela comunidade, roda de conversa , dinâmicas, jogos cooperativos e lúdicos, pesquisa sala de informática, proporciona a conscientização sobre a importância da sustentabilidade, reutilização de alimentos, para uma alimentação saudável, interagi com o território através de ações sociais promove o conhecer os direitos e deveres despertando no usuário o importante papel de exercer a sua cidadania.

ESPORTES

“Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos em algo que

eles tem profundamente dentro de si – um desejo, um sonho, uma visão.”

Muhammadi Ali

Oficina de esportes
Jogos e Brincadeiras

Através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, a dança é uma arte de mexer o corpo.
Existem diversos estilos de danças, ritmos e movimentos que se expressam através do corpo e dos nossos sentimentos. A oficina de dança proporciona diversos benefícios para os usuários como terapêuticos, educacionais e de interação social, além de promover o bem estar e melhoria do seu físico, queimando calorias,

MUSICALIZAÇÃO

Música e Canto Coral

A oficina de musicalização basicamente enxerga possíveis desenvolvimentos através das potencializades individuais e coletivas, nela sobre algumas vertentes praticadas durante o ano todo tais como aulas de violão popular, aulas de percussão(ritmos brasileiros tais como Olodum, samba, maracatu, baião), canto coral e a pratica de grupos sobre as especificações citadas. Com objetivo de explorar a música brasileira, socializar também faz parte do contexto, uma vez que a música como ferramenta para o desenvolvimento humano está mais do que comprovada cientificamente. Nosso ambiente além de ser totalmente musical baseado também na ludicidade, é local para que os sentimentos e afetividades sócio emocionais possam ser externados abrindo possibilidades de cada ser humano protagonizar a sua própria história.

INICIAÇÃO MUSICAL

Música para Jovens e Adultos

O curso Iniciação musical oferecido no período noturno, faz parte do planejamento estratégico de capacitação profissional que a Instituição oferece gratuitamente. Sendo um curso livre com certificado na sua conclusão, este modelo é oferecido a partir de 16 anos de idade, com objetivo de capacitar através de conteúdos básicos musicais para uma possível entrada para o mercado de trabalho na área da música ou ser mais uma ferramenta de trabalho para educadores e demais profissionais na área da educação ou 3º setor. Este modelo pode ser uma continuidade dos atendidos que ao completarem 16 anos (pertencentes ao período diurno) são necessariamente desligados da Instituição e acabam ficando sem direcionamento como no auxílio e orientação para o mercado de trabalho. Sem dúvidas, temos momentos transformadores com a arte da música sendo aprofundada dentro de cada ser e praticadas em forma de grupos, bandas e fanfarras.

Acesse nossas redes sociais e confira de perto nosso trabalho.